WRATH OF THE LICH KING

World of Warcraft: Wrath of the Lich King é o terceiro título da expansão do jogo World of Warcraft, popular série de MMORPG.

A expansão tem lugar num novo cenário, um continente ao norte de Eastern Kingdoms e Kalimdor. Este continente de tundras e fiordes, chamado Northrend, é governado pelo Lich King, Arthas. A região foi confirmada no primeiro dia na BlizzCon 2007, em 3 de Agosto.

A expansão começou com os testes na versão beta em 17 de Julho de 2008, enquanto que os convites aos utilizadores para teste iniciaram a 4 de Agosto de 2008 (opt-in beta test keys). Wrath of the Lich King foi lançado dia 13 de Novembro de 2008 na Europa.

Northrend

Northrend é um continente em forma de meia-lua situado ao norte de Azeroth.[4] O continente possui aproximadamente metade do tamanho de Eastern Kingdoms, mas espera-se que iguale Outland em tamanho. Embora Northrend seja conhecido por sua neve e gelo, os desenvolvedores declararam que partes do continente não serão totalmente congeladas.[5] Northrend compõe onze zonas, recomendadas para jogadores acima do nível 68, embora jogadores de qualquer nível possam viajar para Northrend.[6] Jogadores pousarão nas zonas de Howling Fjord ou Borean Tundra, localizados em lados opostos do continente, quando chegarem pela primeira vez. Howling Fjord é o lar do maligno meio-gigante vampiro, conhecido como Vrykul (claramente criado após Vikings) assim como Utgarde Keep, a primeira dungeon descrita na expansão. Enquanto isso, as nagas estão tentando derreter o gelo do continente em Borean Tundra. As zonas de Dragonblight e Grizzly Hills estão localizadas na parte centro-sul do continente. Furbolgs residem nas florestas de Grizzly Hills. Dragonblight possui cemitérios de dragões.[7] Lake Wintergrasp será a primeira zona completamente player-vs-player (PvP) em World of Warcraft, mesmo em servers player-vs-environment (PvE).[8]

Os Forsaken e sua rainha Banshee, Sylvanas, também chegam com uma nova praga que eles esperam ser efetiva contra os mortos-vivos do Lich King. Os Forsaken estão em busca de vingança por terem sido sujeitados à magia de Arthas. Eles recentemente criaram um acampamento chamado “New Agamand” em Howling Fjord.

Os magos de Dalaran também se realocaram em Northrend para lidar com a ameaça crescente de Dragonflight e Arthas. A cidade de Dalaran funcionará como uma cidade santuário neutra, similar a Shattrath City em Outland. Dalaran está levitando a grandes alturas mas pode ser acessada a pé ou por montaria voadora.[7]

Arthas (o Lich King do título) é o foco principal de toda a expansão, de acordo com os desenvolvedores da Blizzard.

Instâncias

Novas instâncias foram anunciadas na BlizzCon 2007. Será implementada uma nova instância em Caverns of Time, além de outras nos continentes já existentes. Em Northrend, estarão localizadas instâncias de 5, 10 e 25 jogadores, que incluem:

  • Utgarde Keep – Uma instância em Howling Fjord, lar de Vrykul, uma criatura do tipo Viking devota em servir o Lich King.
  • Grizzlemaw – Localizado em Grizzly Hills, lar dos furlbogs.
  • Azjol-Nerub – O forte em ruínas pertencente à raça dos Nerubian, um tipo de humanóide-aranha.
  • Icecrown – Os jogadores irão combater Arthas, o Lich King e líder da Undead Scourge.

Classes Heróicas

Na BlizzCon 2007, a Blizzard também anunciou a estréia das classes heróicas, algo há muito aguardado em World of Warcraft. As classes heróicas (ou classes de Heróis) consistem em classes retiradas do jogo Warcraft III, mas como são demasiadamente fortes para começarem como um personagem de nível 1, não poderiam fazer o papel primário de uma classe. A Blizzard confirmou apenas uma classe heróica: o Death Knight, Cavaleiro da Morte. Em uma entrevista com um desenvolvedor, ele disse que por enquanto só seria introduzida uma classe heróica, embora outras estejam planejadas para expansões futuras.

Death Knight

O Death Knight, é a primeira classe heróica a ser anunciada para o World of Warcraft. Os Death Knights, de acordo com os desenvolvedores da Blizzard, serão capazes de fazer o papel de tank eficientemente, e de DPS (damage per second). Os Death Knights serão aptos a usar armaduras tipo Plate e novas armas de Rune, como Runeswords e Runeaxes, mas não poderão equipar Shields. Também terão uma habilidade de Summon, para invocar uma criatura, porém esta habilidade será diferente do Summon do Warlock. De acordo com a entrevista, o Summon (“invocação”) de uma criatura do Death Knight é mais similar ao Shadowfiend de Priest ou o Water Elemental de um Mage, no qual eles tem pets com uma duração limitada, porém, com um talento Unholy o Death Knight é capaz de manter seu pet sem limite de tempo(Master of Ghouls). O Death Knight não é considerada uma classe com pet devido à esta habilidade.

Essa nova classe só estará habilitada caso haja na sua conta um personagem de level 55 ou superior (informação divulgada pela própria Blizzard). A nova classe irá começar no level 55 em uma nova área (Ebon Hold) nas proximidades de Eastern e Western Plaguelands, equipado com alguns spells, e ainda terá acesso à três árvores de talentos únicas (Unholy, Frost e Blood). Tanto as facções da Alliance e Horde terão acesso à esta classe, mas a Blizzard ainda está trabalhando no lore (tradições e crenças populares) para que os Death Knight sejam aceitos (ou usados) na Alliance.

Os Death Knights, em vez de contarem com Rage, Energy, ou Mana, irão usar um novo tipo de recurso: Runic Power. As habilidades disponíveis para os Death Knights dependerão das Runes inseridas em suas armas(ícones para estas runas estão logo abaixo de seu Runic Power). Três tipos de Runas estarão disponíveis: Blood, Frost e Unholy. Cada Runestone terá habilidade e aparência únicas. Seis Runes podem ser combinadas em diferentes números e tipos. Spells diferentes irão requerer várias combinações de Runas, dependendo do poder no feitiço ou habilidade. As Runas entram em um período de cooldown de aproximadamente 10 segundos/runa após serem usadas, mas existem spells (empower Rune Weapon) que restauram Runas instantâneamente.

Melhoramento gráfico

A Blizzard anunciou uma reavaliação na engine gráfica de World of Warcraft para melhorar a qualidade dos gráficos com o lançamento da nova expansão. Por exemplo, os desenvolvedores estão experimentando um novo shader para ser usado nas áreas congeladas.

Inscription

A Profissão de Inscription (Inscrição) é similar à profissão de Enchanting (Encantamento) de itens, porém, a Inscription também encantará feitiços. Por exemplo, um “Inscriptor” pode aprimorar um feitiço Fireball, dando-lhe a habilidade de fazer com que o alvo fique em Daze por 3 segundos, ou fazer com que a Spell Shadowbolt cause 50 pontos de dano Shadow a mais. Com a criação desta nova profissão, o nivel máximo de qualquer profissão foi aumentado de 375 para 450, com novas receitas/manuais para cada profissão.

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